Dicas para elaborar um roteiro pelo Alentejo

Alentejo

O Alentejo, no centro-sul de Portugal, surpreende por sua vasta oferta tur√≠stica, com op√ß√Ķes para todos os perfis de viajantes. Seja no inverno ou no ver√£o, a maior regi√£o do pa√≠s √© o lugar perfeito para fugir do agito urbano e das multid√Ķes, aproveitando a vida em seu pr√≥prio ritmo.

O ideal é reservar, pelo menos, cinco dias de estadia no destino. E, para elaborar um roteiro completo, confira algumas dicas e aproveite tudo que o Alentejo tem a oferecer.

Pesquise sobre a fascinante história da região
Tenha informa√ß√Ķes sobre a hist√≥ria local antes mesmo de embarcar. Assim, ficar√° muito mais f√°cil decidir quais atra√ß√Ķes visitar durante suas f√©rias e estabelecer o itiner√°rio. O destino possui in√ļmeros monumentos que testemunharam momentos importantes do pa√≠s, al√©m de vilas inteiras declaradas Patrim√īnio da Humanidade pela UNESCO, como Elvas, ao norte da regi√£o. Se preferir, contrate um guia local que poder√° fornecer detalhes e curiosidades, acrescentando conhecimento e originalidade aos seus passeios.

Inclua atividades para todos os participantes
O Alentejo conta com atividades variadas e, em uma viagem em grupo, é importante levar a opinião de todos os envolvidos em consideração. Para entreter a família inteira, por exemplo, uma boa opção é passar um dia de atividades divertidas no Lago Alqueva e fazer passeios de barco ou esportes náuticos, ou então visitar o zoológico Badoca Safari Park, com muitas espécies para conhecer e interagir.

Hospede-se em mais de um hotel
Com ampla diversidade de hot√©is, pousadas e herdades, o Alentejo possui in√ļmeras propriedades que oferecem uma experi√™ncia completa em hospedagem. Por isso, tente dividir a sua estadia em, no m√≠nimo, duas etapas. Voc√™ pode dormir em antigos aposentos da realeza portuguesa, como na Pousada Rainha Santa Isabel, em Estremoz. Ou ent√£o, provar o melhor do turismo rural em hot√©is como o elegante Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, ou na Herdade da Malhadinha Nova, em Albernoa.

Inclua experiências locais no seu itinerário
O artesanato √© uma recorda√ß√£o perfeita para levar para casa, e cada vila ou cidade possui um of√≠cio mais caracter√≠stico, como tapetes e mantas feitos de l√£ de ovelhas, artigos em corti√ßa e couro, pe√ßas de vestu√°rio tradicionais e cer√Ęmica. Para ir a fundo na cultura alentejana, inclua no roteiro experi√™ncias como cozinhar um prato t√≠pico, participar de um workshop de cer√Ęmica ou at√© mesmo aprender o bordado usado no famoso tapete de Arraiolos.

Faça o roteiro de carro
Esta √© a melhor maneira para viajar pelo Alentejo e conhecer seus mais belos cen√°rios. Mesmo com boas op√ß√Ķes de transporte p√ļblico, o passeio de carro permite maior liberdade, contato com a natureza e a descoberta de diversos tesouros portugueses durante o trajeto. Al√©m disso, o destino n√£o possui grandes metr√≥poles, ou seja, o tr√Ęnsito √© tranquilo pelas pequenas cidades e vilarejos espalhados por todo o seu territ√≥rio. √Č poss√≠vel alugar um carro diretamente no aeroporto de Lisboa, e a maioria das locadoras disponibiliza o ‚ÄúVia Verde‚ÄĚ, um sistema simplificado de pagamento de ped√°gios.

Experimente a gastronomia sem igual
Um atrativo à parte, a gastronomia autêntica alentejana conta com pratos saborosos, baseados em carne de cordeiro, porco alentejano e lebre, além de peixes e frutos do mar, sempre acompanhados pelo pão tradicional da região. Deu água na boca? Então tente buscar por restaurantes que trazem o melhor dessa inigualável culinária típica.

Mergulhe em uma das praias intocadas
Reserve pelo menos um dia da viagem para conhecer o litoral alentejano e seus areais dourados e quase desertos. O destino tem algumas das melhores praias do continente europeu, muitas delas perfeitas para a prática de esportes náuticos, outras ideais para um dia em família e um bom banho de sol. Entre as mais badaladas estão Comporta, Tróia Galé e São Torpes.

Vinhos e mais vinhos
Meca dos apaixonados por vinhos, a regi√£o tem op√ß√Ķes de enoturismo espalhadas por todo o seu territ√≥rio e √© obrigat√≥rio incluir pelo menos uma visita √†s vin√≠colas. √Č poss√≠vel conhecer o processo de produ√ß√£o dos premiados vinhos, aprender mais sobre eles e ainda degust√°-los, tanto em adegas como em herdades produtoras. As vindimas acontecem nos meses de agosto e setembro. Se estiver por l√°, voc√™ pode participar da colheita e at√© da pisa das uvas.

V√ćDEOS E REDES SOCIAIS
Assista ao Programa Eu Por Aí e se inscreva no nosso canal no YouTube
Curta nossa p√°gina no Facebook
Curta nosso perfil no Instagram 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário