Alzheimer: não esqueça de trabalhar sua memória e cuidar da saúde

Por Casa do Médico - Araraquara em 31/01/2017

Dica do Doutor Franscisco Moretti Duch, geriatra (CRM: 2710)

O Alzheimer é uma doença degenerativa que ataca o sistema nervoso central, o principal sintoma é o esquecimento de fatos recentes. Muitas vezes, os esquecimentos podem passar despercebido pelos pacientes e por familiares, muitos podem achar que são consequências da idade, mas podem indicar os primeiros sintomas da doença. A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) estima que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a doença. E no Brasil, cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.

[+] continue lendo »

Saiba mais sobre a dengue

Por Casa do Médico - Araraquara em 31/01/2017

Dica do Doutor Ana Rachel de Seni Rodrigues, infectologista (CRM: 119844)

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico de dengue do Ministério da Saúde, desde 4 de janeiro até 26 de setembro deste ano, foram registrados 1.463.776 casos prováveis da doença no Brasil. Alcançando o recorde anterior, de 2013, que era de 1.452.489 pessoas infectadas. O número é quase o triplo do registrado no mesmo período do ano passado.

[+] continue lendo »

Perda auditiva: um problema comum e frequente

Por Casa do Médico - Araraquara em 31/01/2017

Dica do Doutor Simone Damasceno de Faria, otorrinolaringologista (CRM: 2739)

De acordo com o censo do IBGE, cerca de 9,7 milhões de brasileiros apresentaram algum tipo de perda auditiva no ano de 2010. Sendo que destes, cerca de 1 milhão são crianças e jovens de até 19 anos de idade. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 2011, cerca de 28 milhões de brasileiros eram portadores de algum grau de deficiência auditiva e o número tende a crescer.

[+] continue lendo »

A memória anda curta e você ainda é jovem?

Por Casa do Médico - Araraquara em 31/01/2017

Dica do Doutor Edelton Antonio De Marco, neurologista (CRM: 16363)

Que o cérebro envelhece como qualquer outro orgão do nosso organismo, é fato conhecido de todos. Que o órgão não irá funcionar aos 90 anos, de forma tão boa e ágil como aos 20, também parece óbvio. Mas o que chama a atenção em uma pesquisa médica recentemente divulgada no site JAMA Network, é que o processo de envelhecimento ou de atrofia cerebral já é evidente a partir dos 30 anos de idade.

[+] continue lendo »

Câncer no colo de útero: o segredo é a prevenção

Por Casa do Médico - Araraquara em 21/12/2016

Dica do Doutor Leonardo Cunha, ginecologista (CRM: 8426)

O câncer de colo uterino é um dos tipos de câncer que mais acomete a população, são 15.000 novos casos todos os anos. Os números são mais expressivos nas regiões norte e nordeste, pois, nestas regiões não é comum que as mulheres visitem o ginecologista periodicamente. Em alguns países desenvolvidos a doença já está quase erradicada, pois a prevenção é a chave.

[+] continue lendo »

Pedras nos rins: a prevenção é o melhor remédio

Por Casa do Médico - Araraquara em 21/12/2016

Dica do Doutor Henrique Carrascossi, nefrologista (CRM: 125571)

As pedras no rim, que também podem ser chamadas de cálculos renais, são estruturas sólidas que se formam no sistema urinário do paciente por conta do acúmulo de algumas substâncias. O ideal seria chamá-las de pedras no sistema urinário, ao invés de pedras no rim, pois a formação também pode ocorrer no rim, uréter e bexiga. Atinge cerca de 10% da população e preferencialmente homens, sem ter uma explicação exata.

[+] continue lendo »

AVC: a prevenção é o melhor remédio

Por Casa do Médico - Araraquara em 21/12/2016

Dica do Doutor Dario Baldo Júnior, neurologista (CRM: 90930)

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame, é uma doença vascular aguda que gera a obstrução de um vaso sanguíneo arterial no cérebro.

[+] continue lendo »

A luta contra o câncer de mama não pode parar

Por Casa do Médico - Araraquara em 21/12/2016

Dica do Doutor Jorge Haddad, oncologista (CRM: 40710)

O câncer em geral, é uma doença que engloba mais de 100 tipos diferentes e cada uma delas tem as suas particularidades. O câncer é o crescimento exagerado e desordenado de células de um determinado órgão, prejudicando o funcionamento deste órgão e em alguns casos, mandando metástases para outros órgãos.

[+] continue lendo »

Derrame: como identificar os sinais

Por Casa do Médico - Araraquara em 21/12/2016

Dica do Doutor Edelton Antonio De Marco, neurologia (CRM: 16363)

Mesmo com campanhas de conscientização na mídia e orientações médicas, ainda existem muitos que têm dificuldade em perceber os sintomas e, por conta disso, demoram para identificar e confirmar que estão sofrendo um acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame (como é popularmente chamado).  Isso atrasa o socorro médico, reduz as chances realizar um diagnóstico preciso e tratamento em tempo hábil, aumentando os riscos de sequelas graves e comuns neste tipo de enfermidade.

[+] continue lendo »

Dores nas costas: um problema a ser levado a sério

Por Casa do Médico - Araraquara em 21/12/2016

Dica do Doutor Felipe Antônio de Marco, ortopedista (CRM: 107874)

A dor lombar é uma das principais queixas em pronto-atendimentos e em consultórios médicos. Estima-se que cerca de 90% dos adultos sofrerão pelo menos um episódio de dor lombar durante a vida. Lombalgia é quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. Não é uma doença, mas sim um sintoma, um tipo de dor, que pode ter diferentes causas, algumas complexas, porém na maioria das vezes o problema não é sério. Algumas vezes, a dor se irradia para as pernas com ou sem dormência, conhecida como “ciática”.