Hepatite: uma doença silenciosa e perigosa

Por Casa do Médico - Araraquara em 17/03/2017

Dica do Doutor Eduardo Honain, hepatologista (CRM: 52131)

Em geral, as hepatites são doenças infecciosas que podem ser caracterizadas por processos inflamatórios no fígado. Existem cinco tipos do vírus: A, B, C, D (ou delta) e E, sendo os dois últimos menos comuns.

[+] continue lendo »

Na luta contra o câncer de mama

Por Casa do Médico - Araraquara em 17/03/2017

Dica do Doutor Jorge Haddad, oncologista (CRM: 40710)

O câncer em geral, é uma doença que engloba mais de 100 tipos diferentes e cada uma delas tem as suas particularidades. O câncer é o crescimento exagerado e desordenado de células de um determinado órgão, prejudicando o funcionamento deste órgão e em alguns casos, mandando metástases para outros órgãos.

[+] continue lendo »

Homeopatia: como ela pode te ajudar?

Por Casa do Médico - Araraquara em 09/03/2017

Dica do Doutor Leopoldo Carvalho de Oliveira Neto, homeopata (CRM: 14527)

A homeopatia tem um princípio muito similar ao da vacina, ela é baseada na lei natural dos semelhantes. Esta lei implica na ideia de que a substância ou organismo que provoca os sintomas também é capaz de curar o paciente. Há 220 anos, o alemão Samuel Hahnemann percebeu que quando administrava pequenas doses diluídas e dinamizadas da própria substância causadora da doença no paciente, o organismo reagia positivamente, acelerando os processos naturais de defesa do corpo. Assim, a homeopatia estimula a criação de anticorpos e auxilia no combate a doença.

[+] continue lendo »

Hematúria: um sinal de alerta

Por Casa do Médico - Araraquara em 09/03/2017

Dica do Doutor Luiz Mário Gentil, urologista (CRM: 121032)

O sangramento na urina não é considerada uma doença, mas sim um sinal de que algo pode estar errado. O nome técnico é hematúria e pode ser classificada como microscópica, quando não é possível visualizar o sangue e macroscópica quando é possível identificar a olho nu. Nem sempre a intensidade do sangramento tem relação com a gravidade da doença, isso vai depender da causa específica da hematúria.

[+] continue lendo »

Doenças nasais: a necessidade de um tratamento e diagnóstico correto

Por Casa do Médico - Araraquara em 27/02/2017

Dica do Doutor Michel Alexandre Tuda Galeane, alergista e imunologista (CRM: 108595), e Marcos Marques Rodrigues, otorrinolaringologista (127438)

A obstrução nasal pode causar redução na qualidade de vida, além de comprometer o desempenho físico. As principais doenças que podem causar algum tipo de obstrução nasal são: Rinossinusites (Sinusites); Desvios do Septo Nasal; Hipertrofia de Adenoides; Rinite Alérgica e Polipose Nasal.

[+] continue lendo »

Enxaqueca: não deixe o problema virar um martírio

Por Casa do Médico - Araraquara em 27/02/2017

Dica do Doutor Edelton Antonio de Marco, neurologista (CRM: 16363)

O Ministério da Saúde estima que, de 5 a 25 por cento das mulheres e de 2 a 10 por cento dos homens sofrem de enxaqueca no Brasil. Já nas crianças, a doença é menos frequente e atinge de 3 a 10 por cento, afetando igualmente homens e mulheres antes da puberdade, depois desta fase, predomina no sexo feminino. A enxaqueca é mais comum em pessoas com idade entre 25 e 45 anos, sendo que, após os 50 anos essa porcentagem tende a diminuir, principalmente entre as mulheres.
[+] continue lendo »

Saiba a diferente entre conjuntivite e catarata

Por Casa do Médico - Araraquara em 27/02/2017

Dica do Doutor Valny A. Laurini, oftalmologista (CRM: 22057)

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma membrana transparente que cobre a parte branca dos olhos (esclera) e a parte interna das pálpebras.

[+] continue lendo »

Gripe: uma doença comum que exige cuidados

Por Casa do Médico - Araraquara em 27/02/2017

Dica do Doutor Ana Rachel de Sene Rodrigues, infectologista (CRM: 119844)

A gripe é uma doença infecciosa que é causada por um vírus da família influenza. Existem 3 tipos deste vírus: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias menores e não costuma gerar tanto impacto na saúde pública e epidemias. Enquanto os tipos A e B são responsáveis pelas grandes epidemias sazonais que conhecemos.

[+] continue lendo »

Alzheimer: não esqueça de trabalhar sua memória e cuidar da saúde

Por Casa do Médico - Araraquara em 31/01/2017

Dica do Doutor Franscisco Moretti Duch, geriatra (CRM: 2710)

O Alzheimer é uma doença degenerativa que ataca o sistema nervoso central, o principal sintoma é o esquecimento de fatos recentes. Muitas vezes, os esquecimentos podem passar despercebido pelos pacientes e por familiares, muitos podem achar que são consequências da idade, mas podem indicar os primeiros sintomas da doença. A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) estima que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a doença. E no Brasil, cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.

[+] continue lendo »

Saiba mais sobre a dengue

Por Casa do Médico - Araraquara em 31/01/2017

Dica do Doutor Ana Rachel de Seni Rodrigues, infectologista (CRM: 119844)

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico de dengue do Ministério da Saúde, desde 4 de janeiro até 26 de setembro deste ano, foram registrados 1.463.776 casos prováveis da doença no Brasil. Alcançando o recorde anterior, de 2013, que era de 1.452.489 pessoas infectadas. O número é quase o triplo do registrado no mesmo período do ano passado.

[+] continue lendo »