Torne seu imóvel mais atrativo para o mercado

Na condição de profissional atuante no ramo do mercado imobiliário, quero utilizar esse espaço com o propósito de contribuir com minhas percepções com aqueles que desejam vender seu imóvel.

O intuito é elencar pontos que devem ser trabalhados para que seu imóvel se torne mais atrativo aos olhos dos compradores e, com isso, diferenciá-lo dos demais, principalmente, em um momento em que a economia brasileira está em recuperação e que já sinaliza muitas perspectivas de melhoras para o mercado imobiliário no presente ano.

Considero três pontos de suma importância:

Após tomada a decisão de vender o imóvel, alguns cuidados são imprescindíveis antes de colocá-lo à disposição do mercado e que venha facilitar e agilizar a comercialização: estou falando em apresentação, documentação e preço!

Apresentar bem seu imóvel aos possíveis interessados é de extrema relevância. Ele deve estar limpo, sem infiltrações, recém pintado com cores claras e neutras, o jardim (se houver) deve estar bem cuidado e com boa manutenção da parte hidráulica e elétrica, e deve estar livre de poluição visual.

Procure retirar objetos pessoais, fotografias e até tapetes. Uma boa limpeza é imprescindível para agradar futuros compradores. Armários devem estar organizados, pois é possível que os interessados queiram abri-los para verem a distribuição dos mesmos, ou se não há cheiro de mofo, característicos de infiltrações.

Saiba que seu animalzinho de estimação não deve estar presente no momento da visita. Se possível, mantenha-o fora do alcance das visitas.

Outro fator importante, é a expectativa e a ansiedade dos vendedores no momento da visita. Acreditem, muitos acabam falando o que não deve nesse momento. Se possível, abra seu imóvel e mantenha-se do lado de fora, enquanto o corretor conduz a visita, e só entre se for chamado, limitando-se a responder o que lhe for perguntado. Mantenha-se neutro e não fale de problemas ou doenças familiares.

Ao colocar seu imóvel à venda, é importante manter um lista com os nomes e números dos telefones das imobiliárias responsáveis pela venda. E, sempre que ligarem agendando uma visita, anote o nome do responsável e, posteriormente, ligue na imobiliária ou para o corretor responsável pelo cadastro, para confirmar a visita.

Essa outra dica é uma questão de segurança sua e da sua família: evite colocar muitas placas de venda!

Ao contrário do que muitos pensam, o acúmulo de placas na fachada do imóvel promovem uma poluição visual e passam a impressão de falta de comprometimento das imobiliárias e  desespero do proprietário para que o imóvel seja vendido.

No que diz respeito à documentação e, embora esse seja um item inerente à finalização do processo da venda, a documentação do imóvel e dos proprietários deve ser esclarecida inicialmente com seu corretor pois, dessa forma, ele não será pego de surpresa, a ponto de colocar em risco a efetivação do negócio.

Os vendedores devem informar ao corretor, inclusive, sobre a existência de dívidas dos mesmos, pois em grande parte dos casos, elas são passíveis de serem negociadas e quitadas no momento da venda.

Questões como inventários e averbação do imóvel devem ser previamente providenciadas, pois elas tem prazos mínimos pelos órgãos competentes para serem regularizadas e podem atrasar o processo de venda.

E, por fim, mas não menos importante, o valor de venda deve ser decidido antes de colocar o imóvel à venda. É importante que seja feita uma avaliação por um ou mais profissionais capacitados e que tenham conhecimento de outros possíveis imóveis na mesma localização e com conhecimento claro dos valores que estão sendo praticados em sua região.

Essa avaliação deve ser livre de valor emocional, podendo variar até 10% acima ou abaixo do valor de mercado e que será feita considerando vários fatores como localização, valor do metro quadrado da região, estado e idade do imóvel.

Imóveis acima do valor de mercado, tendem a demorar para serem vendidos, a menos que ele seja diferencial, em ponto estratégico e a demanda seja maior que a oferta!

Que essas dicas sirvam a você como um norte no momento da venda e desejo uma boa sorte em sua efetivação.

Eliane Regina perfil

.

Eliane Regina é graduada em Serviço Social e atua no mercado imobiliário.

É também membro do Clube da Borboleta.

Deixe um comentário